quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Cientistas japoneses querem testar aviões de papel no espaço

Uma espaçonave feita de dobradura de papel cruzando os céus pode parecer uma idéia absurda, mas cientistas japoneses planejam lançar aviões de papel da Estação Espacial Internacional. A idéia é que as dobraduras de 20 centímetros retornem à Terra.

Na quarta-feira (6), pesquisadores da Universidade de Tóquio testaram pequenos aviões em origami feitos com um papel especial por 30 segundos a uma temperatura de 250 ºC e ventos sete vezes mais rápidos que o som. O avião sobreviveu intacto ao teste em túnel de vento.
A teoria é de que aeronaves de papel, por serem muito mais leves que ônibus espaciais, podem escapar dos piores efeitos da fricção e do calor que naves espaciais muito mais pesadas enfrentam ao retornarem à atmosfera.

Levará muitos meses para que os aviões atinjam a Terra e não há como prever seu ponto de aterrissagem se eles conseguirem superar os efeitos da reentrada, afirmou Shinji Suzuki, professor de engenharia aeroespacial.

"Estamos pensando em escrever mensagens nos aviões dizendo 'se encontrar, por favor nos avise' em alguns idiomas", disse. Suzuki informou que a tecnologia pode ser usada um dia para aeronaves espaciais não tripuladas.

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u370261.shtml

Poderiamos colocar alguns politicos neles, hummmm seria muito bom!!!!

Nenhum comentário: