quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Publicado resultado final da licitação da Ferrovia Oeste-Leste

01/10/2010
Publicado resultado final da licitação da Ferrovia Oeste-Leste
A Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A - divulgou o resultado final da licitação da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) no estado da Bahia. A decisão, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (1°), apresenta os vencedores da disputa para a execução dos trechos 03, 05, 06 e 07. As etapas 01, 02 e 04 tiveram o resultado divulgado no dia 22 de setembro.Somados, os sete lotes terão investimento de R$ 4,1 bilhões. São 1.003 quilômetros de estrada de ferro, ligando as cidades de São Desidério e Barreiras a Ilhéus. É um dos maiores investimentos em logística de transporte realizados na história da Bahia, segundo a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon. “O próximo passo é a assinatura da ordem de serviço, que será realizada em cerimônia com a presença do Presidente Lula”, explica Chiavon. Segundo ela, falta apenas a emissão da Licença de Implantação (LI), que está em conclusão no Ibama. “Foi um passo importante e estratégico na concretização da Ferrovia da Integração, a LI está em fase final e assim que for assinada a ordem de serviço, a construção começa”.
Novo ciclo
O traçado da Fiol foi desenvolvido pela Valec e inspirado no projeto elaborado por Vasco Neto, nos anos 50. Ela ligará a cidade de Figueirópolis, no Tocantins, a Ilhéus, no sul da Bahia. São 1.490 quilômetros, dos quais 1.003 ficam em território baiano passando por 32 municípios.
A previsão é de que a obra seja concluída no fim de 2012 e se torne um importante corredor logístico para escoamento de soja, milho e minério da Bahia. A Fiol também vai integrar a Bahia ao Norte e ao Sul do País, por meio de uma ligação com a ferrovia Norte-Sul, que vai do Pará a São Paulo. Durante a execução da obra serão criados cerca de sete mil empregos.
Para Eva Chiavon, os benefícios que serão proporcionados pela Fiol serão sentidos num futuro muito próximo pelos baianos. “Não só pela redução do custo de transporte, já que estudos técnicos mostram que, num percurso de mais de 600 quilômetros, o custo com o transporte ferroviário é 50% menor em relação ao rodoviário, mas também pela criação de empregos e atração de investimentos e empreendimentos industriais e de serviço ao longo do percurso. Sem dúvida, a Fiol será objetivamente uma locomotiva que irá puxar o novo ciclo do desenvolvimento da Bahia e do Nordeste”.
Ponte
A Valec também publicou, nesta sexta, o edital de licitação nº 08/2010 para construção da ponte por onde a Ferrovia irá passar sobre o Rio São Francisco. A estrutura terá cerca de dois mil metros de cumprimento e a entrega das propostas está marcada para o dia 4 de novembro deste ano.
Vasco Neto, idealizador do projeto, morre na mesma data
Por uma decisão do destino, o resultado final da licitação foi publicado justo no dia em que faleceu o idealizador e maior defensor da Fiol, o engenheiro Vasco Neto. Aos 94 anos, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória na madrugada desta sexta. “Ele sonhou muito com essa Ferrovia e agora os governos federal e estadual colocam em curso seu projeto. O cumprimento desta etapa decisiva da obra acaba sendo uma justa e bela homenagem a ele”, destacou a secretária.

FONTE: AGECOM / www.sefaz.ba.gov.br

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