Vilson Santos Souza, agrônomo da Ceplac em Ipiau - Foto de Aguido Ferreira

Por Ederivaldo Benedito

A cadeia produtiva da graviola e a expansão do seu cultivo no Estado serão discutidas nesta quinta-feira, dia 12, em Ipiaú, numa reunião de secretários de Agricultura de quinze municípios do Vale do Rio de Contas. Coordenado pela CEPLAC, em conjunto com apoio da Prefeitura local e de empresas privadas baianas, o encontro vai acontecer às 09 horas, na sede do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio das Contas – Cimurc.

“Além de ultimar os preparativos para o I Simpósio Baiano de Graviola, previsto para o próximo dia 26, os secretários municipais vão traçar estratégias para fortalecer o agronegócio da Graviola no Estado”, disse o Chefe do Núcleo Regional de Extensão da Ceplac Ipiaú. A proposta, segundo Vilson Santos Souza é apresentar novas alternativas para o cultivo e defender o seu incremento comercial no país.

O encontro desta quinta-feira contará com a participação de extensionistas da CEPLAC e representantes do Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia-Sebrae, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia-Adab e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola-EBDA. Confirmaram presença os secretários de Agricultura de Ipiaú, Ibirataia, Gongogi, Ubatã, Barra do Rocha, Itagibá, Dario Meira, Ibirataia, Nova Ibiá, Itamari, Jitaúna, Apuarema, Itagi, Aiquara e Jequié.

Previsto para acontecer no próximo dia 26, no auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, em Ipiaú, o I Simpósio Baiano da Graviola tem o objetivo de congregar profissionais ligados à cadeia produtiva da graviola e estimular empresários agroindustriais, agricultores, extensionistas, agentes de assistência técnica e pesquisadores.

“Integrar para comercializar” é o tema do encontro, uma iniciativa da Ceplac, em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio das Contas. O simpósio, que terá na sua programação mesas redondas com palestras e debates, reunirá produtores de graviola de toda Bahia. A proposta do I Simgrav é fortalecer o agronegócio da graviola e a sustentabilidade da cacauicultura no Estado da Bahia.

A realização do I Simpósio Baiano da Graviola tem o apoio das Prefeituras que compõem o polo de fruticultura do Vale do Rio das Contas. Participam da organização Adab, EBDA, Sebrae, Senar, Sindicato Rural de Barra do Rocha, Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual do Sudoeste, Sociedade Brasileira de Fruticultura-SBF, Associação dos Produtores de Polpa de Frutas do Vale do Rio das Contas-Aprofruta, Banco do Nordeste, Consórcio de Polpa de Frutas do Médio Rio das Contas-Bahia Frutis, Polpa de Frutas Doce Mel e Polpas Sempre Viva.