terça-feira, 9 de outubro de 2007

Gongogi, o que significa?


Gongogi, qual será o significado desta palavra?
Quando era menino imaginava que esta palavra foi criada por algum maluco que viveu na cidade, mas o tempo foi passando e descobri que derivou do rio Gongogi, mais tarde, usando a internet percebi que esta palavra está presente em outras partes do mundo como nesta imagem onde vejo a Serra Gongogi em Sergipe.
Mais ainda não consegui descobri o seu significado, acredito que seja uma questão de tempo.
Hoje chove em Alagoinhas e lembro dos dias que ficava em casa olhando para a chuva pela "veneziana" (se é que existe esta palavra), da porta de casa, cair nas ruas de paralelepípedo e os meninos continuavam a jogar "gude" na frente da padaria de "seu Pedro".
Bons tempos.

2 comentários:

Anônimo disse...

estou aki para parabenizar essa iniciativa bonita e útil para a divulgação da existencia de nosso municipio tão querido!!!tmbmmm fico me perguntando sobre a origem desse nome deinicio acho ki podemos supor ki de origem indigina,vou peskisar tmbm,se achar algo divulgarei aki no site!!!um abraço a todos de gongogi!!!!saudades...

HARMENSZ VAN RIN MORAIS DE ASSIS disse...

Com base nos dados de minha pesquisa, o topônimo Gongogi vem da palavra indígena grungugi é de origem botocuda, e se compõe de um dos principais ramos da família Aymoré, que era Guerén (modificação dialetal da expressão Burum = ‘o homem índio’) seguido da palavra cuji ou codji = ‘pequeno’, formando-se assim a palavra Guerén -gugi = ‘os pequenos Gueréns’, como tem sido designados os últimos descendentes da tribo que ainda habitam aquela região”. Conforme atesta MONTEIRO, Clóvis. Denominações indígenas do sul da Bahia. Diário da Tarde de Ilhéus, Ilhéus, 7 mar. 1929.

HARMENSZ VAN RIN MORAIS DE ASSIS
Mestrando em Letra da UFBA