sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

População aguarda construção de barragens em Itacaré e Gongogi


As corredeiras no Rio das Contas não serão atingidas pela obra da barragem

Diminuir tamanho da letraAumentar tamanho da letra


Publicado na ed. 142 impressa do Jornal Tribuna da Região
Dezembro/2010



A população do Baixo Vale do Rio das Contas que envolvem as cidades de Gongogí e Itacaré aguarda o inicio das obras de construção das barragens  para resolver os problemas das constantes faltas de energia elétrica na região.

Existem projetos em andamento para construção de duas Pequenas Centrais  Hidrelétricas- PCHs, sendo uma no Rio Gongogi e a outra no Rio de Contas. De acordo com o engenheiro da EMPA S. A., Plínio Pereira, da empresa responsável pela execução das obras, o local destinado, fica no trecho  acima" do povoado de Água Fria, portanto sem atingir nenhuma das seis  corredeiras existentes  e também nenhuma das casas de Água Fria. A localização do reservatório   ficará no trecho Água Fria-Ubaitaba". O empreendimento  da PCH se processará  com recursos da iniciativa privada e portanto   sem qualquer investimento público.

Caberá à empresa vencedora da concessão o direito de vender energia durante 30 anos.

Com a construção da barragem, no município de Itacaré, a oferta de energia vai aumentar na região, serão instalados 25 MW, energia suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 75.000 habitantes, além do desenvolvimento do turismo. O lago formado pela barragem será mais uma importante atração turística e de lazer para a região, aumentando o turismo rural e possibilitando a pratica dos esportes aquáticos como barco, canoagem, vela, Sky, pesca esportiva etc.
A área inundada desse reservatório será de aproximadamente 500 hectares, numa extensão de 15 Km.

O remanso final da “represa de Taboquinhas” ficará a uma distancia de 1,5 Km da ponte que liga as cidades de Ubaitaba e Aurelino Leal, ou seja, nas proximidades do distrito de Faisqueira.


  Mais empregos

A construção da barragem, por mais de dois anos, gerará cerca de 400 empregos diretos e outros indiretos na região. Os trabalhadores farão parte de um Programa de Treinamento, Habilitação e Capacitação de mão de obras e regional.

Nenhum comentário: