terça-feira, 7 de dezembro de 2010

2º Simpósio da Cultura da Graviola em Ipiaú

O Consórcio dos Municípios do Vale do Rio das Contas (Cimurc) em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) promoveram na quinta-feira passada, 25, em Ipiaú, o 2º Simpósio da Cultura da Graviola. O objetivo foi transferir tecnologias de produção, debater problemas relacionados à cadeia produtiva da graviola, com ênfase para a comercialização e conquista de novos mercados.
O evento aconteceu no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães do Vale do Rio das Contas, em Ipiaú, a 360 km de Salvador, e contou com cerca de 260 participantes, entre produtores e técnicos de diversos municípios que integram o Agropolo. A abertura do simpósio foi presidida pelo prefeito de Ipiaú e presidente da Cimurc, Deraldino Alves de Araújo.
Na oportunidade palestrantes de diversas instituições como Adab, Ceplac, Uesb, Uesc e Sebrae abordaram temas como Nutrição e Irrigação da Gravioleira, Doenças da parte aérea da Gravioleira e seu controle, Pragas da Gravioleira e seu controle, Defesa sanitária na cultura da Graviola, Mercado e comercialização da Graviola.
No segundo painel, os participantes discutiram sobre os desafios e oportunidades da cultura da graviola na região do Vale do Rio das Contas. De acordo com o economista Antônio Carlos Araújo, pesquisador da Ceplac e coordenador do Agropolo, o evento alcançou os objetivos ao tratar de temas tão relevantes para a cadeia produtiva da graviola e de grande interesse dos produtores.
Para Abel Rebouças, especialista em fruticultura e professor da Uesb, o simpósio serviu para mostrar o potencial econômico e a rápida expansão da cultura na região, bem como a necessidade de organização dos produtores, visando melhorar a comercialização do produto e a aquisição coletiva de insumos.
Em 2009, a produção de polpa de graviola nos municípios consorciados foi de 5.800 toneladas, cujo valor foi de R$ 11,2 milhões de reais. Para este ano, a expectativa é que a produção cresça 8% a mais que o ano anterior.
O evento contou com a participação de representantes dos municípios de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Dário Meira, Gongogi, Ibirapitanga, Ibirataia, Ipiaú, Itagi, Itagibá, Itamari, Jequié, Jitaúna, Nova Ibiá e Ubatã. O simpósio teve o apoio do Sebrae e Associação dos Produtores de Frutas (Aprofruta).
ACS/Ceplac/Sueba
Assessoria de Comunicação da Ceplac
quinta-feira, 2/12/2010

fonte: http://www.ceplac.gov.br/restrito/lerNoticia.asp?id=1695

Nenhum comentário: