Prefeito discursou na Sessão Especial (Foto: Nando Matos/UN)
No dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Câmara de Vereadores de Gongogi, realizou uma Sessão Especial para tratar da suposta mudança de roteiro da Ferrovia de Integração Leste Oeste (FIOL). Solicitado pelo Vereador Antonio Kalid (PT) e presidida pelo edil Adelino Araújo (PT), compareceram os representantes de assentamentos, o prefeito Altamirando dos Santos (PDT), o Sapão; os secretários de governo, vereadores; comunidade; Sindicato dos Trabalhadores Rurais; EBDA; Território Médio do Rio de Contas.

Segundo o presidente da Casa e da Sessão, corre pelo município a notícia de que a Fiol mudou o traçado da ferrovia, retirando da área da Fazenda Pontal, passando agora pelo assentamento Santa Irene, segunda maior reserva de Pau Brasil da Mata Atlântica. “Convidei a Valec para dar as informações que a comunidade está esperando e não deram atenção”, reclamou o presidente.

O ex-secretário estadual de Meio Ambiente (Sema), Juliano Matos, atual diretor de Meio Ambiente e Relações Institucionais da Global Energia, garantiu aos presentes que só existe, até o momento, um projeto traçado, que se for realizado inviabiliza a Pequena Central Hidroelétrica (PCH) da fazenda Pontal e, como consequência, o município de Gongogi deixará de receber vários benefícios, além dos royalties, a geração de emprego e renda, como também o saneamento básico de 100% da sede, que é uma das  condicionantes da licença ambiental.

O clima esquentou quando o vereador Antonio Kalid pediu a palavra e fez um duro discurso: “a mudança está acontecendo por interferência política. O projeto original era na margem direita e mudaram para a esquerda, passando pelas terras de 82 assentados na fazenda Santa Irene e 22 na São Jerônimo. Mudou de uma fazenda para várias”,  bradou o vereador.

A maioria dos presentes como os diretores dos assentamentos Santa Irene e São Jerônimo, respectivamente Valdomiro Bispo, Gildo Ribeiro e Jorge Vasconcelos, disseram que a ferrovia e a hidroelétrica são bem vindas pois trarão benefícios aos município, mas não pode ser passando por cima de tudo e de todos. “Precisa-se conversar muito para nenhum dos dois terem perdas”, falaram.

“Vamos defender o que for melhor para a cidade”, garantiu o prefeito Altamirando dos Santos (Sapão), deixando claro que é a favor do desenvolvimento, mas sua luta é pelo bem dos moradores de Gongogi.

fonte: http://www.ubatanoticias.com.br/2012/06/06/gongogi-camara-realiza-sessao-especial-sobre-a-ferrovia-leste-oeste/